Convite_mapacultural_04
Cursos Outros Palestras

Cultura lança plataforma Mapa nas Nuvens

Plataforma cria espaço colaborativo para mapeamento de agentes, espaços e ações culturais.

(Brasília, 22/6/2016) – A Secretaria de Cultura lança nesta quinta (30), no anexo do Museu Nacional da República, o Mapa nas Nuvens – Cartografia Cultural do DF (www.mapa.cultura.df.gov.br), uma plataforma on-line que integra uma ação nacional para potencializar a gestão da cultura, por meio da coleta e sistematização de dados acerca de agentes, ações e espaços culturais. O projeto é resultado da parceria com o Instituto TIM e o Observatório de Economia Criativa da Universidade de Brasília (Obec/UnB). O projeto Mapas Culturais já foi implementado em cinco estados e sete cidades, a exemplo de Rio Grande do Sul, Ceará, São Paulo (SP), Blumenau (SC), Sobral (CE) e Belo Horizonte (MG).

O Mapa nas Nuvens é um espaço colaborativo de mapeamento cultural. A plataforma abastecerá uma agenda cultural autogestionada e aplicativos mobile, permitindo acesso ao público de todas as atividades e espaços culturais do DF e Ride em um sistema georreferenciado.

Qualquer um pode alimentar a plataforma, fazendo um cadastro simples para poder compartilhar seu projeto ou espaço cultural. As atividades realizadas nos equipamentos da Secretaria de Cultura ou fomentadas pela pasta terão um selo oficial, para serem facilmente identificadas e a título de transparência.

Além das nuvens – O Mapa configura um primeiro passo para a criação e implementação do Sistema de Informação e Indicadores Culturais do DF (SIIC/DF), previsto pelo anteprojeto da Lei Orgânica da Cultura do DF. O SIIC está em consonância com o que dispõe o Sistema Nacional de Cultura e o no Plano Nacional de Cultura, que define ações públicas do setor até 2020.

Segundo o secretário de Cultura, Guilherme Reis, o mapa permitirá a formulação de políticas públicas de descentralização de recursos, por oferecer uma visão ampla de como as ações culturais, os agentes da economia criativa e os recursos públicos estão distribuídas geograficamente no DF. “Assim, teremos mais subsídios para o planejamento estratégico da Secretaria de Cultura, para a formulação de políticas que contemplem regiões menos assistidas e aproveite melhor o potencial onde já há grande fruição artística”, diz.

O evento de lançamento do Mapa nas Nuvens encerra o primeiro encontro da Rede Articuladora de Informações Culturais (Raic), que será realizado durante os dias 29 e 30. Durante o mês de julho, o Instituto TIM e a Secretaria de Cultura promovem uma série de oficinas de capacitação para produtores, gestores culturais, assessores de comunicação, administradores regionais, gerentes de cultura e interessados em aprender as possibilidades de uso da plataforma.

“O Instituto TIM surgiu para criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência e inovação, que promovam o desenvolvimento humano no Brasil. É com muita satisfação que lançamos essa plataforma em parceria com a Secretaria de Cultura, disponibilizando a ferramenta, que será uma grande aliada para o fortalecimento da gestão cultural no Distrito Federal”, afirma Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM.

Serviço

Lançamento do Mapa nas Nuvens

Dia 30 (quinta), às 19h, no Anexo do Museu Nacional

www.mapa.cultura.df.gov.br

Lançamento da plataforma Mapa nas Nuvens Cartografia cultural do DF

Livre Entrada Franca

Local

Lançamento Mapa nas Nuvens: dia 30 de junho de 2016, quinta-feira, às 18h30.

Publicado por

Subsecretaria de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural - SPDPC
Mais informações